Cheiro da vez: lavanda

Quem resiste a uma dose de lavanda no calor e sempre? Super delícia, a plantinha com cheirinho de limpeza é uma das mais presentes na perfumaria. A lavanda também tem uso medicinal por ser analgésica, sedativa, antiinflamatória e antisséptica. Ah, e ela ainda tem propriedades relaxantes e calmantes. Só falta fazer café, néam?

Também conhecida como alfazema, a amiga lavanda é uma planta de florada abundante simples de cuidar em casa. Ela pode ser plantada durante o ano inteiro direto no solo ou em vasos (de preferência de barro ou cimento), não curte terra encharcada e se desenvolve melhor na terra aerada. Se você for plantar no vaso, o recomendado é colocar casquinhas de pinos ou outros substratos pra manter a planta úmida. E o ideal é que ela pegue sol pelo menos de 3 a 4 horas diariamente. 

Uma curiosidade: o óleo essencial da lavanda (do latim "lavare", "lavar") era utilizado pelos romanos pra lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo indicado para insônia, como calmante, relaxante e contra dores (basicamente o Cogumelo do Sol do Império Romano).

Bora lavandar?





Ma Chérie (O Boticário)
Digo e repito: meu Eau de Pijama oficial. Tem lavanda, limão, angélica, âmbar, almíscar e cedro. Falei dele aqui.









Lavende Eau de Cologne (L`Occitane)
Lavanda, notas cítricas, almíscar e madeiras. Feito por quem entende, né? Não conheço, mas imagino que seja uma cousa de doido. No mais, são 300 emiéles pra serem usados generosamente. 








Green Tea Lavender (Elizabeth Arden)
Limão, tangerina, camomila, hortelã, lavanda, chá, magnólia, almíscar, ambreta e vidoeiro. Pelas notas, frescor é o nome dele. Nunca cafunguei, mas imagino que seja tão bom e honesto quanto o Green Tea original.








English Lavender (Yardley)
Tem alecrim, eucalipto, lavanda, bergamota, sálvia, cedro, gerânio, fava tonka, almíscar e musgo de carvalho. Lançado em 1913 e ainda em produção. Preciso dizer mais? Não, néam? Preciso é ir cafungar correndo!










Les Fleurs: Lavande (Molinard)
Junta lavanda, láudano, sândalo, almíscar e baunilha pra você ver o que acontece! Resenha em breve.









Forum Lavanda (Tufi Duek)
Lavanda, alecrim, cassis, jasmim, cedro, lírio-do-vale, âmbar, baunilha e heliotrópio. Conheci há bastante tempo e, juro, não me lembro do cheiro. Recafungar é a palavra do dia.









Lavande Royale (Roger & Gallet)
Laranja, tangerina, especiarias, lavanda, gerânio, almíscar, benjoim, baunilha, musgo de carvalho e cedro. Promissor, não? Preciso conhecer.










Eau de Lavande (Annick Goutal)
Vem com lavanda, especiarias, fava tonka e baunilha. Deve ser (desconheço) pura delicadeza. 





Entre as lavandas listadas, a mais cara é da Annick Goutal. Todas as outras são baratinhas e relativamente fáceis de catar por aí (com exceção da Molinard, que você encontra na Fragrancenet). É óbvio que muita coisa ficou de fora. Pra ficar aqui no Bananão, Johnson & Johnson, O Boticário e L´Acqua di Fiori, por exemplo, contam com lavandinhas no portfólio. Por isso, vale garimpar pra lavandar!

Comentários

  1. Obrigada, obrigada, mil vezes obrigada pelo post! Amo lavanda de paixão! Podem dizer o que quiserem, que tem cheiro de desinfetante, de produto de limpeza, que eu não fico sem. rsrsrsrs Aqui em Salvador, com este calorão senegalês, é tudo de bom pra refrescar! Pra dormir, então, é campeã! Adorei as dicas e fiquei com vontade de todas! rsrsrsrs. Vai ter fila de lavanda...acabando uma, testando outra! Quando vc for testando, vai resenhando pra nós! Atualmente tenho usado a Lavande de Provence de Tânia Bulhões. Bjão. Ana

    ResponderExcluir
  2. Ah, lavanda, porque tão linda? Tenho a planta, é maravilhoso esfregar as folhinhas entre os dedos e sentir o aroma maravilhoso! Uma das minhas notas preferidas, com certeza! Lindo post, Van!

    ResponderExcluir
  3. Ana, lavanda é vida, né? Preciso conhecer a da Tânia. E podexá que rola resenha se eu cafungar!

    Diana, eu tentei cultivar lavanda, mas morava em apartamento e ela não vingou. Agora que moro em casa, preciso tentar de novo. Amo lavanda também.

    ResponderExcluir
  4. Ah, mas eu moro em apartamento tbém! Tenho em vaso, deixo o dia todo no parapeito no sol escaldante, chuva, vento... Aliás, tenho um monte de plantas, inclusive carnívoras! Tem umas fotos no perfil do Orkut... vai lá ver!

    ResponderExcluir
  5. Diana, minha lavanda de apartamento ficava na varanda, onde quase não batia sol. Sei que foi esse o problema. Carnívoras? Que legal! Vou lá ver. Meu marido é mega fã de carnívoras.

    ResponderExcluir
  6. Mammys só usa Thaty d'O Boticário desde que me conheço por gente, e mammys ganhou, por esses dias, um Lavende da L'Occitane. Resultado? Agora mammys só usa Thaty & Lavende, porque o Lavende é praticamente uma versão "mais chique" e (ainda) mais fraca do Thaty (ao menos na pele dela).

    ResponderExcluir
  7. Lavanda pra mim tem um cheirinho intimista, de casa de vó, de preguicinha em casa, de relax. Tem como não gostar?

    ResponderExcluir
  8. das q vc citou tenho 3 em uso (exato, não é no armário, é em uso, gosto desse tanto assim de lavandas).
    A Ma Chérie, a da L`Occitane e a da Yardley.
    Preciso conhecer a da Molinard. Tento me segurar pra ñ ser uma colecionadora.
    E recomendo duas antigas: a masculina da Atkinsons - minha mãe usava e eu pegava dela quando criança , e a da Natura banho de lavanda. Essa era o antigo Pamina que mudou de nome, embalagem e acho concentração mas o cheiro esta lá.

    As da Fórum e Roger & Gallet preferi ainda nem experimentar pra ñ trazer pra casa.

    Amo lavandas puxadas pra madeira no final, não gosto quando puxam pra baunilha. Acho que por isso prefiro quando são unissex. A da loccitane parece mais um edt de tanto q dura em mim (5h fácil) e a da Yardley tem um porém: é tanta lavanda q cheira a 'pele' ou saliva, ñ sei dizer. No início me deu certo estranhamento. mas como tem a lenda de que é a melhor lavanda do mundo resolvi dar uma segunda chance... claro que agora ñ vivo mais sem ela. Aliás tenho até de racionar um pouco senão já tava em outro frasco. Coisa mais refrescante no mundo que o desodorante da lavanda da Yardley ñ tem, viu.

    E por falar em outros produtos com lavanda... a phebo tem umas coisas... se vc puder experimenta o sabonete cremoso quadradinho (ñ o de glicerina q é mais adocicado e comum) e um hidratante deles q é numa embalagem verde florescente. Ele fica lembrando na pele aquela alfazema antiga da phebo que vendia em qualquer mercadinho, tinha uma moça levando flores num cesto na cabeça.

    Parar por aqui q lavanda é minha paixão e nem falei ainda das infantis.

    ps.: as vzs vou na academia com a lavanda da l'occitane - gosto tanto de exercícios q preciso de algo calmante pra usar na hora veja só hahaha - e sinto ela exalando horrores. É nesse tanto q ela é boa.

    ResponderExcluir
  9. Van das citadas por ti....ganhei amostra da Forum e sabe como é que é? Tô me coçando para não comprar, pois é tão boa e o preço lá na Perfumes Summer é bom demais da conta!!!! E essa da Roger Gallet, hum já cafunguei diversas vezes e tô também na fissura de comprar....
    Aja dinheiro pra tanta vontade! Lavanda é calmante, relaxante e tranquilizante para mim, lembra de colo, chamego, aconchego, carinho de mãe, pai e vó!
    Beijão
    Malú

    ResponderExcluir
  10. julia, o Thaty é super lavanda mesmo. Minha mãe e eu usamos por um bom tempo só ele nessa vida.

    Lu, relax rulez!

    daninha, deixei tantas de fora, né? As opções são muitas. A English Lavander da Atkinsons é a clássica das clássicas. A Yardley preciso cafungar pra ontem! E eu já usei o sabonete de alfazema da Phebo. Delicinha ele. Tem a colônia também, mas nunca achei provador dela. E, sim, eu tenho em casa a Seiva de Alfazema (a da moça com o cesto na cabeça). Sou uma pessoa vintage sem medo de ser feliz. rs No mais, já ensaiei catar a da L´Occitane zilhões de vezes. Um dia vai!

    Malú, quem não se encanta com uma boa lavandinha, né?

    ResponderExcluir
  11. Van, adorei o post!
    Tenho essa lavanda da L'occitane, é uma delícia, recomendo. Mas a melhor de todas para mim foi a Lavanda Puig que era super baratinha, deliciosa e sumiu do mapa. Tenho a English Lavander da Yardley e não gosto muito, acho ela amarga e masculina. Detesto a Lavande Royale, outra lavanda amarga, mas essa não dá para usar. Por sua culpa fiquei louca para provar Macherie. Não dispenso uma lavanda após o banho para dormir relaxada.

    ResponderExcluir
  12. Ju, passa num Boti e prova. Você vai curtir, aposto.

    ResponderExcluir
  13. Também amo lavanda, a preferida era Lavanda Pop, aí a Boticário descontinuou. Gostei da Puig, pra mim lembra muito a Phebo. Não curti Yardley, l"occitane em minha pele ficou o cheiro de tabaco, passei adiante.A da avon é uma delicinha, experime rei hoje a da laqua di fiori e me agradou. Após ler os comentários fiquei curiosa pra conhecer uma. Dica: sabonete liquido de lavanda da granado, maravilhoso!

    ResponderExcluir
  14. kaka, eu sempre tenho em casa o sabonete líquido de lavanda da Granado pra bebê. Sou apaixonada pelo cheirinho.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Vanessa!

    Preciso confessar que sempre torci o nariz para colônias - meu gosto pende para orientais com fixação mega power - , mas confiando no seu nariz (depois de ler outra resenha aqui do blog) fui provar a colônia de limão da Phebo (ah sim, adoro limão) e amei! E isso me impulsionou a ir cheirar outra colônia, dessa vez de lavanda, essa aqui:

    http://www.parfumo.net/Perfumes/Parfums_Christine_Darvin/Fraicheur_Lavande

    Ela é bem fácil de achar nessas importadoras que vendem coisas baratinhas. Resultado, amei de novo! Obrigada por me ajudar a quebrar um preconceito bobo. Estou aqui toda feliz cheirando a minha lavandinha no braço (com baunilha e tonka no fundo, bem do jeito que gosto).

    P.S. Tenho um Jardin en Méditerranée que não estou usando muito, gostaria de trocar?

    ResponderExcluir
  16. Norma, colônia é o máximo num mínimo, né? E viver é pagar a língua, amiga.
    Sobre o Jardin, o meu é do bitelo e ainda tá cheinho aqui, por isso vou ter que recusar sua proposta tentadora. Mesmo amando ao cubo esse bichinho, sou do tipo que não faz estoque. Tenta anunciar no Face. No mais, thanks!

    ResponderExcluir
  17. Gente, amo lavanda!! A lavanda da Tânia Bulhões e da La Façon são perfeitas!!Sempre me perguntam que perfume estou usando

    ResponderExcluir
  18. # 18, preciso conhecê-las! Muita gente me fala delas. Devem ser divinas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bora comentar aqui embaixo? Se joga!
Com classe, por favor!