Iope! O Banho

Diana falou, Dâmaris falou, e agora é a minha vez! Opa! Ou você achou que eu ficaria de fora da festa? Joop! Le Bain (Joop!) é sensação, é frenesi, é ponto de exclamação no nome, é pouco custoso, é amarelo-medo, é delícia!

E atenção para o momento cultural do bluógui! Você sabia que a pronúncia de “Joop” é “iope”? Juuura? Juro! Mas tenta pedir na perfumaria da esquina “moça, quero aquele iope ali” pra você ver o que acontece (eu sei, mas não vou contar. rá!). Pois bem, a marca foi fundada em 1978 pelo multifacetado alemão Wolfgang Joop (sacou? sacou? hein? hein?). Nosso dito cujo possui formação em Psicologia e em Artes, é estilista, ilustrador, redator and designer. Segundo o povo do marketing, “Joop! [a marca] evoca atitude contemporânea, erotismo, estilo provocativo e criatividade”. Fim do momento cultura. De volta à programação normal.

Nascido em 1989, esse floral oriental vem com aldeídos, flor de laranjeira, bergamota e limão siciliano na saída; sândalo, jasmim, lírio-do-vale, cedro e rosa no coração; e fava tonka, âmbar, patchouli, almíscar e baunilha na base.

E aí que de posse das informações culturalescas já expostas fica menos complicado entender o irônico Le Bain (“O Banho”, em francês). Sim, eu vejo a mais phyna ironia nesse perfume. Quem sai correndo na pontinha dos pés atrás do Le Bain achando que vai encontrar “cheiro de banho tomado” vai torcer o tornozelo. 

Ele não nos apresenta um banho de limpeza, mas um banho super-luxo, hollywoodiano, à meia luz, num fim de tarde de inverno, numa banheira linda, com pétalas de rosa sobre a água, velas de sândalo espalhadas pelo ambiente, incenso, óleos corporais e roupão felpudo à espreita, essas coisas básicas, saca? E isso lá é banho? Não, não é. É estilo de vida, baby!

Apesar das notas oficiais, Le Bain me é claro na forma como ele se mostra pra/em mim: sinto baunilha gourmand adulta salivativa, creme de amêndoas, óleo de bebê, fumo de chocolate pra cachimbo, resina, cremosidade and conforto, tudo ao mesmo tempo agora. Nada inho, nada apagado, porém nada bomba. Na medida! 

Todo trabalhado na boniteza, consigo senti-lo (de verdade) em mim por horas e horas deliciosas. Ele exala com maestria, sem ser over ou datado (apesar das 24 primaveras). No mais, integra com louvor a lista do “parece mais caro do que custa”. 

E esquece o lance amarelo-medo. Le Bain é puro abraço docemente afetuoso.

Compartilhável, transita bem em qualquer ambiente e em qualquer horário, desde que haja parcimônia diante do borrifador. Como por aqui tem feito um frio gostoso, ainda não sei como esse perfume se sai em dias quentes. Só sei que Le Bain não pode mais faltar na minha vida! É, ele mexeu comigo. Fato. Moça, quero aquele iope ali de um litro, faz favor!

Um adendo: 
Leu as resenhas da Diana, da Dâmaris (linkadas no comecinho do post) e a minha (rá!)? Notou que as percepções sobre esse perfume são bem diferentes? Pois é, tá mais do que provado: Le Bain é uma experiência olfativa personalíssima. Taí o encanto!

Comentários

  1. Primeira vez que eu ouvi este tal de Yop também fiquei bolada... mas ainda bem que faz uns bons 14 anos... hahahah
    Louca pra conhecer este.

    ResponderExcluir
  2. Delícia de post, Van! Bem humorado, cheio de metáforas gostosas de se imaginar!!! Adorei a descrição do tal "banho hollywodiano", quero tomar uma já, agorinha mesmo!
    Que bom que vc sentiu algo de óleo de bebê nele, achei que estava ficando doida...

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, amei sua resenha! Preciso desse banho pra ontem! Tô tendo uma certa dificuldade em achar, vc poderia me falar em qual escavação vc o encontrou?
    Bjin!!!

    ResponderExcluir
  4. Perfume na Pele, você precisa conhecer esse perfume. Pra ontem!

    Diana, thanks, amiga! Seu post me ajudou muito a decidir se ia ou não ia nele. Sabe que eu fiquei em dúvida se sentia óleo de bebê ou óleo Sève? Pensei bem e achei mais coisa de bebê mesmo.

    Déia, minha linda, Le Bain é vida! O meu veio da Free Itália. E tem na Sépha também. Se joga!

    ResponderExcluir
  5. E lá vou eu...culpa de vocês 3. Depois mando a conta!

    ResponderExcluir
  6. Encontrei na Farmagora online por 60 dinheiros (frete uns 14 pila, grátis para algumas cidades). Poderia ir buscar pois a rede é aqui da região (onde a Dâmaris do Village Beaute comprou), mas a preguiça e a gripe...
    Ah, Vanessa, esta mesma preguiça ainda me impediu de postar aquele lance de que te falei...(conversa de traficantes de perfumes, não?).

    ResponderExcluir
  7. Vim parar aqui no seu espaço por indicação da Lu, do Mulher Sem Photoshop. Não me arrependi. Muito pelo contrário...
    Comprei o Le Bain por culpa do post da Dâmaris. Foi uma experiência mais ou menos "50 tons de êxtase olfativo". Não conseguiria ficar na curiosidade. Como o preço é até ridículo (na minha opinião, é claro), arrisquei a compra no escuro.
    Eu amei tanto, mas tanto, mas tanto, que já me apeguei emocionalmente.
    Comprei o meu na Free Itália por R$ 59,90.

    Beijos e foi um prazer te "conhecer".

    ResponderExcluir
  8. Sabe que eu nunca senti o cheiurinho do Joop? Mas depois deste post vou ter que sentir.
    Adorei o post e o blog. Vim parar aqui devido a Lu, que escreveu sobre o seu blog no "Mulher Sem Photoshop".
    Já estou seguindo vc e vou ficar feliz se vc tb me seguir.
    Tenha um ótimo restinho de semana.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  9. Ah... na Free Itália o frete é grátis. Na Sépha também costuma ser.

    ResponderExcluir
  10. Atualizando... Já acabou na Free Itália. Será que esse vai ser um daqueles perfumes que lançam e descontinuam para sempre????? Medo...

    ResponderExcluir
  11. Menina Le Bain é vida! depois da resenha da Dâmaris não teve jeito fui atrás do meu e não me arrependi, a cor é mesmo amarelo-medo kkkk mas ele é lindo, um no uso e um guardado deu pra entender o tamanho da paixão?

    ResponderExcluir
  12. Mulher sem Photoshop, pode mandar a conta que eu repasso pras meninas! hahahaha

    Perfume na Pele, vai já na Farmagora, mulher! Você não vai se arrepender.

    Ana Cristina, bem-vinda, bonita! A gente se apega a esse bichinho de um jeito, né? Até onde eu sei, ele segue em produção. E sucesso define o sumiço dele da Free Itália. rs

    Betty, pois sinta! Ele é tudo de bão! E bem-vinda, claro!

    Cristiane, tô quase catando mais um pra estocar também, viu?

    ResponderExcluir
  13. Pois eu fiquei com medo, depois de esgotado na Free Itália, e comprei um na Sépha. Digitando o código PROMO, ainda ganhei 10% de desconto. Paguei menos de 54 reais, com frete grátis.

    ResponderExcluir
  14. Nossa q frisson q este perfume está causando nas perfumolátras, hain?!
    Curiosa num grau celsius aki pra sentir essa cornucópia de sensaçoes, aff!

    ResponderExcluir
  15. Então... a maluca já pediu outro na Sépha com medo de nunca mais conseguir comprar.
    #tarja roxa com glitter

    ResponderExcluir
  16. Ai que coisa mais do amada essa resenha!!!!!!!!! Ele fica assim tbém em mim, mas antes tem toda uma coisa aldeída, sabe como? <3 bjs

    ResponderExcluir
  17. Ana, falta pouco pra eu fazer isso também. rs

    Duda, Le Bain é puro frenesi, amiga! Perfume com pê maiúsculo!

    Dâmaris, sua resenha definiu minha compra, viu?

    ResponderExcluir
  18. Digitei xcex na Sepha, o meu saiu por 50 e tô esperando chegar pra ver se é tudo isso mesmo que na APP falam...perfume mutante
    :)
    bj

    ResponderExcluir
  19. Van, primeira vez que estou escrevendo por aqui, quero uma ajudinha tua, em relação à fragância, apesar de tudo que descreveu...e como tenho uma coleção meia "gordinha", poderia dizer se com os diversos gostos que tenho: First, Noa, Miracle, Eternit, Euforia, Organza, Prada, Gabriela, Allure, etc, daria para dizer se vai rolar uma química nessa fragância?? E também quero um toque sobre o Lacoste Pour Femme que também vc disse aqui! Será que vou gostar?? Dá pra ajudar...
    Beijihos e obrigada
    Malú

    ResponderExcluir
  20. Oi Van e meninas, mais uma p grupo de experimentaçao do iope ....
    Curiosissima, so vejo resenhas bacanas. Oxala fique delicinha em mim tb.
    Valeu a super Van , e todas as colaboradoras....
    Bjjj, Sissi

    ResponderExcluir
  21. Bruxinha, algo me diz que você vai gostar dele, viu?

    Malú, creio que você vai gostar dos dois sim. Eles são completamente diferentes, claro, mas deliciosos.

    Sissi, vai com fé no Le Bain, bonita! Le Bain é sucesso! E não nos agradeça e nem mande a conta pra nóis. rs

    ResponderExcluir
  22. Para fazer coro a unanimidade: Que surpresa boa e barata!
    Começa meio medicinal como disse a Diana ( lembrou um antibiotico infantil em xarope _ bactrim) e depois o oleo de amendoas com leite super confortavel.
    AMEI!
    Bjjj, Sissi.

    ResponderExcluir
  23. Na minha pele, ficou puro óleo de amêndoas! amei!!

    ResponderExcluir
  24. Bruxinha, bão ele, né? Falei que você ia curtir!

    ResponderExcluir
  25. Já encomendei o meu.
    Como é triste o vício gente! rsrs
    Espero que não seja parecido com o meu Cinema, não que não seja bom, é que não faz sentido investir $$$ em cheiros parecidos né? rs

    ResponderExcluir
  26. Claudia, tenha fé, bonita! Você vai curtir sim. Pena que eu não conheço o Cinéma pra comparar.

    ResponderExcluir
  27. Oi Van! Gostei tanto que adquiri o irmao mais velho iope femme..
    Oriental chiquetoso, adulto , fino mesmo.
    Dizem q parece o g sabatine, mas esse eu nao conheço.
    Bj, espero q as ferias estejam super!!!
    Sissi

    ResponderExcluir
  28. Sissi, não conheço ele, mas dizem que esse irmão é portentoso.
    E as férias estão ótimas, pena que estão no finzinho. Semana que vem tô de volta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bora comentar aqui embaixo? Se joga!
Com classe, por favor!

arquivo do blog

Mostrar mais